chamada para artigos - Revista Cadernos de Estudos Sociais (FUNDAJ)

Olá,
A chamada para artigos da Revista Cadernos de Estudos Sociais FOI AMPLIADA ATÉ 02 DE DEZEMBRO DE 2013. ATENÇÃO!! Em virtude de problemas recentes com o sistema de internet da Fundação Joaquim Nabuco, estamos recebendo contribuições através do e-mail cadernos.estudos.sociais@hotmail.com. Abaixo os detalhes em três línguas (português, inglês e espanhol).

A Revista Caderno de Estudos Sociais acolhe textos escritos em português, inglês e espanhol, acompanhados de resumo, abstract e resumen, seguidos de três a cinco palavras-chave, keywords e palabras clave. A publicação será feita na língua original da submissão. Esta é a nossa página no Facebook. Abaixo, está a nossa chamada para artigos. Em seguida, vou incluir as versões em inglês e em espanhol.
Edital de chamada para publicação de artigos
Revista Cadernos de Estudos Sociais
(Edição 2013, número 28, volumes 1/2)

Recife, 05 de setembro de 2013

A revista Cadernos de Estudos Sociais é uma publicação semestral da Fundação Joaquim Nabuco. A revista acolhe textos escritos em português, inglês e espanhol, publicados no original. A submissão de artigos é totalmente on line, por meio de cadastro pelo portal da revista – http://periodicos.fundaj.gov.br/index.php/CAD.
O foco de sua política editorial é a divulgação permanente de trabalhos de excelência em seu campo de conhecimento, nas principais vertentes contemporâneas da área de ciências sociais, de autores nacionais e internacionais. A proposta é de alternar edições de temas livres e dossiês temáticos, que serão definidos na medida em que surjam demandas consistentes no meio acadêmico. Para 2013, lançamos o edital para chamada dupla para os dois volumes do ano.
O tema do volume 1 será Crise e protesto social: 2008-2013. Desde a crise financeira de 2008, muito se tem discutido a respeito da economia global, dos destinos da globalização, da efetividade das estruturas de governança global. Em relação com a crise, não apenas houve uma intensificação de práticas de coordenação de ações e políticas em nível inter-governamental e multilateral, mas também emergiram protestos e movimentos sociais que expressaram de diferentes maneiras, orientações ideológicas e através de uma multiplicidade de demandas, sua insatisfação e frustração com os destinos da política e da economia nos países mais diretamente afetados pelos efeitos da crise financeira. Este número da revista pretende abrir um espaço de reflexão e debate a respeito das múltiplas dimensões da questão, em escala global, a partir de casos locais (pensado este termo em diferentes escalas – do comunitário ao continental – em relação ao global). As contribuições submetidas podem abordar qualquer temática relativa ao tema da crise em suas vinculações com os protestos e movimentos, desde uma ótica intra- ou trans-nacional. Trabalhos enfocando os casos do Brasil, Espanha, Grécia, Itália, Estados Unidos, Egito etc. serão particularmente bem-vindos.
O tema do volume 2 será livre.
A recepção de artigos é de fluxo contínuo, uma vez que todas as edições temáticas mantêm uma seção para temas livres.
A revista é publicada em versão eletrônica no portal da FUNDAJ e impressa, e permutada com inúmeras bibliotecas públicas e universitárias brasileiras. Instituições interessadas em receber regularmente a versão impressa deverão entrar em contato com os editores da revista, formalizando sua solicitação. Aceita pedidos de assinatura no país e no exterior.

Foco, escopo e processo de avaliação da Cadernos de Estudos Sociais

O objetivo da revista Cadernos de Estudos Sociais é divulgar artigos originais na área de ciências sociais, nos campos da educação, sociologia, ciência política, antropologia, economia, demografia, estatística e correlatos. A CES é uma revista aberta à colaboração de pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, publicando textos escritos em português, inglês e espanhol. Sua linha editorial busca dar espaço para o debate de temas atuais da sociedade, seja através de discussões teórico-metodológicas, seja de resultados de pesquisas fundamentados teórica e metodologicamente, resenhas e notas de pesquisa. São bem recebidos trabalhos que tragam estudos comparativos entre o Brasil e outros países, em um diálogo inter e multidisciplinar entre os campos de conhecimento das ciências sociais. Por isso, a CES não é uma revista de caráter institucional, mas focada no debate social e cultural internacionalizado.
O processo de avaliação de artigos é feito por pares, realizado por corpo de pareceristas previamente convidado e de reconhecida importância no campo das ciências sociais. As chamadas para publicação são feitas por editais, mas mantém-se também uma política de recebimento em fluxo contínuo, através do sistema de submissões on line. Eventualmente, podem ser lançados editais para números temáticos. Em caráter especial, algumas edições podem ser feitas exclusivamente com autores convidados, com reconhecido saber nas áreas em que atuam. Nestes casos, poderemos convidar professores e pesquisadores como editores ad hoc. A edição poderá ser especial temática na íntegra ou compor um dossiê de uma edição regular. A revista tem versão em PDF (em processo de editoração) e impressa. Cada autor terá direito a cinco cópias da versão impressa, cujo recebimento depende do correto preenchimento do cadastro no momento da submissão do artigo.
A revista Cadernos de Estudos Sociais não se responsabiliza pela redação nem pelos conceitos e opiniões emitidos pelos colaboradores/autores dos textos publicados.

Prazo para o envio dos textos

15 de novembro de 2013.

Apresentação dos textos originais

O artigo deve ser submetido por meio de cadastro no portal da revista http://periodicos.fundaj.gov.br/index.php/CAD. Não serão aceitos artigos enviados por e-mail para nenhum de seus editores.

Artigos
O artigo deve ter entre 15 e 25 páginas, seguindo as regras da ABNT. As normas se encontram no portal da revista, nas seções "Políticas" e "Submissões".

Resenhas
Encorajamos o envio de resenhas de publicações brasileiras e internacionais, particularmente as publicadas nos últimos três anos. Resenhas de obras publicadas há mais tempo serão consideradas, desde que o/a autor/a justifique a relevância atual da obra.
Os textos enviados devem ter até 7 páginas, no mesmo formato disponível para os artigos, não devendo conter resumo e palavras-chave.

Entrevistas
Devem conter, num cabeçalho, nome do entrevistado, título ou tema da entrevista e o nome do(s) entrevistador(es), seguindo as normas de espaçamento, tipo de letra etc. indicados para os artigos.

Patricia Bandeira de Melo
Isolda Belo da Fonte
Joanildo A. Burity
Editores

Revista Cadernos de Estudos Sociais ISSN: 0102-4248



Nenhum comentário