Curso de Extensão analisa os Jogos de Tabuleiro Modernos

A UFAL oferece, a partir de 8 de março, um curso de extensão sobre os Jogos de Tabuleiro Modernos, os chamados Boardgames. A iniciativa, inédita no Estado, é do Prof. Dr. Amaro Braga do Instituto de Ciências Sociais - ICS. "Os jogos de tabuleiro existem desde a antiguidade e sempre estiveram associados às práticas religiosas e aos treinamentos militares. Foram por muito tempo lazer e entretenimento de Reis e chefes de Estado, Filósofos e diversos profissionais. É só em meados do século 20 que começam a ser associados ao entretenimento juvenil. Hoje, é um mercado mundial que movimenta milhões e tem um impacto forte na economia de algumas cidades, como na Alemanha - berço dos Boardgames Modernos e nos EUA. Mas o Brasil não fica de fora. Pesquisas recentes já indicam o constante crescimento do consumo e fabricação destes jogos modernos cujas temáticas tem um importante aspecto sócio-antropológico", revela o professor. 


O "Curso de Introdução às Mecânicas dos Jogos Modernos (Boardgames): questões estéticas, históricas e sociais" visa apresentar aos alunos o perfil históricos de desenvolvimento dos chamados jogos de tabuleiro modernos. A análise parte da identificação das mecânicas (e temas) usadas na construção do jogo e mostrar como estes procedimentos - inicialmente relacionados aos aspectos de design - estão fortemente vinculados aos aspectos históricos e sociais da região e demandam dos jogadores novas formas de comportamento e práticas de relacionamento social. "É interessante perceber como, numa época de efervescência das tecnologias de computação gráfica nos jogos digitais, o número de jogos analógicos não diminui, só cresce! O layout dos elementos gráficos, o tipo de imagem empregada, cores, formatação, distribuição dos elementos e aspecto tátil dos componentes são elementos importantes a ser considerados, seja por quem pretende fabricar/produzir/criar um jogo, seja por quem joga e coleciona" esclarece o sociólogo. O curso privilegiará também os temas e as regras dos jogos - derivados de suas mecânicas - impulsionam um padrão comportamentar bem particular aos jogadores.


As inscrições (limitadas) do curso ocorrerão na secretaria do ICS – Instituto de Ciências Sociais até a data do evento. O curso terá duração de dez encontros, sempre às terças-feiras pela manhã, das 9h às 12h, na sala de multimídia do ICS, começando no dia 8 de março.



Curso: Introdução às Mecânicas dos Jogos Modernos (Boardgames): questões estéticas, históricas e sociais

Carga-horária: 44h

Duração: todas as terças, a partir de 8/3 até 10/5

Horário: 9h-12h

Maiores informações: amaro@ics.ufal.br | 82-32141323


Conteúdo Programático

I - Histórico dos Jogos de Tabuleiro;

  • Origem e percurso histórico dos jogos
  • Jogos (e mecânicas étnicas)
  • Surgimento dos Jogos Modernos
  • Aspectos econômicos e sociológicos do mercado atual

II - Panorama das Mecânicas dos Jogos e seus modos de funcionamento;

  • Taxionomia das Mecânicas 

III - Análise Prática dos Perfies dos Jogadores e das Mecânicas.

  • Estudo de caso e experimentação prática

Nenhum comentário