Construindo um "Insert" para Kemet



Todos os gamers sabem como é difícil guardar adequadamente as peças dos jogos. Os "Jogos Modernos" são ricos em estratégias, sistemas, mecânicas e...peças. Inúmeras peças. Se os jogadores não se organizarem podem perder um tempo precioso montando o setup inicial dos jogos.

Eu procuro deixar as peças separadas e organizadas da melhor forma possível. E costumo tentar aproveitar ao máximo os materiais já disponíveis nas próprias embalagens dos jogos.

Este esquema a seguir foi feito utilizando a sobra dos encaixes das tiles de Kemet para guardar as 48 fichas de poder separadas por cores (branca, azul e vermelha) e por nível. Quem conhece o jogo sabe que é preciso separar na mesa estas fichas separadas por nível e cor.

Os encaixes não só organizam as fichas como as deixam presas na caixa, evitando deslocamento e bagunça ao transportar a caixa.

O custo é praticamente ZERO. Talvez a única coisa que você não tenha em casa é a cola de contato (cola de sapateiro), mas que se vende latinhas bem pequenininhas por R$4,00 em lojas de material de construção.


Você vai precisar de: Caneta, Estilete, Régua, Cola de Contato e um suporte para corte (usei a aba da caixa de papelão que o jogo veio embalado). E lembre-se de manter seu jogo e as peças longe para não correr o risco de cortar ou colar algo indesejado. ;)



Para o tipo de insert que mostrei será necessário uma das peças de encaixe onde estavam as moedas e os tiles das Fichas de Poder (conforme imagem).


Marque com a caneta 4,3 cm do espaço das moedas - de fora para dentro. Marque dos dois lados para depois posicionar a régua e se preparar para o corte.


Use o estilete para cortar. Comece riscando o estilete de leve, seguindo a régua e repita a ação cada vez com mais força. Repita a operação umas 3 vezes. Isso evitar que você perca o controle do estilete e/ou a peça fique torta.

Depois do corte é assim que ficará a peça. Repita esta operação mas três vezes, conforme o número de tiras disponíveis neste pedaço, de forma que tenha, no fim, 4 tiras de igual tamanho.

Com um palito de dente ou tira de papelão (usei isso na imagem), pegue um pouco da cola de contato (pouco mesmo) e espalhe na parte inferior da tira. Só é preciso deixar uma camada bem fina.  cola de contato é boa porque a secagem é super rápida e não encharca o papelão. (Como a cola branca, p. ex.)
 Passe nas 4 tiras a cola e deixe reservado, encostado em algum lugar pra secar (1 min é suficiente).
Com a sobra do recorte já ficou pronta (olha aí em cima). Passe cola nas extremidades de um canto ao outro.

Na parte do meio: um detalhe. Só é preciso, obviamente, colocar cola nas três parte separadas. Para não perder o tamanho correto, marque com a caneta em dois locais: a 6,5 cm e a 13 cm (tanto em cima, quanto em baixo e no meio). É neste ponto que se encaixará duas das tiras recortadas.
Depois de esperar mais 1 min, com cuidado, encoste a parte da tira com cola na parte dos retângulos com cola. Encoste e segure pressionando levemente por 30 segundos. Pronto tá colado! Repita a operação com as demais tiras.
É assim que vai ficar depois de colar as 4 tiras no retângulo.


Encaixe as tiles por bloco nos espaços. Como são seis espaços, deixei dois reservados para cada grupo: vermelho, branco e azul. Também separei as tiles por nível, facilitando na hora de retirar para montar o setup do jogo.
O tamanho do espaço cabe certinho para as tiles. Você só precisa colocá-las "em pé", como aparece na imagem.

A parte boa é que as tiles ficam presas e não caem ou se deslocam, permitindo retirar o bloco da caixa para a mesa ou movimentar a caixa do jogo sem o medo de bagunçar as peças dentro.


Dentro da caixa.

O conjunto final. Cada coisa separada. As peças pequenas nos saquinhos, já preparadas para cada jogador e as tiles com o "insert". 

Bem, foi isso. Espero que se divirta com a construção do "insert".

Nenhum comentário