Nova Revista de HQ

Parece que este ano todas as publicações atrasadas que investi tempo, criatividade e energia estão aflorando e ganhando a materialidade da impressão. Este mês tenho mais um "lançamento"....



Acabo de ter em mãos o álbum em quadrinhos resultado da premiação "Ireno José Guimarães" de Histórias em Quadrinhos, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ponta Grossa no Paraná em 2012, onde fui premiado juntamente com minhas parceiras Mariana Petróvana e Janaína Araújo.

O objetivo do concurso foi estimular a produção de histórias em quadrinhos e o intercâmbio com quadrinistas brasileiros. A temática era livre, mas voltada para leitores jovens.

A história foi desenhada pelas estudantes da UFAL Janaína Guimarães e Mariana Petróvana (elas mantém o Studio Pau-Brasil de Artes Gráficas  e uma Escola de desenho e HQ em Maceió).



Nós inscrevemos o capítulo 3 da Graphic Novel "Preto, Que nem Carvão!" (que deve sair também este ano, se a editora não atrasar...). Neste capítulo, chamado "Bonita, como eu!", duas crianças estão no shopping escolhendo seus respectivos presentes de dia das crianças. A cena é palco para discutir situações de desigualdade social, discriminação de gênero e sexo e um pouco de preconceito racial, baseado em fatos reais.



Esta publicação lançada agora ficou com 51 páginas, impressa em papel couché, tamanho grande A4, contendo duas histórias: (1) "a Menina, o monstro de Júpiter e a baleia", de Antônio Anderson da Silva Pereira  de Porto Alegre, com um traço cartunesco suave e arte final que lembra das bandas desenhadas portuguesas e com 18 páginas totalmente coloridas com uma história bucólica e sentimental sobre a natureza humana e o sacrifício. As páginas restantes são da história, (2) "Bonita, como Eu!" feita no traço do mangá que considero um tipo de Kongo-Mangá ou Mangá Híbrido (no esquema dos Mangás Nacionais) em preto-e-branco e arte final digital, cuja história apresenta, também de forma bucólica e despretensiosa, temas polêmicos sobre o comportamento humano desde problemas sociais cotidianos enfrentados pela população de baixa renda até situações de discriminação, sexual, de gênero e racial.

Para o que quiserem adquirir o material estarei comercializando por R$ 15,00. (Já incluso o frete)




Coletânea de Histórias em Quadrinhos Categoria 1 do Prêmio José Irineu Guimarães
[Coletânea de HQ]
2012 | 51 páginas | Color.|

R$ 15,00
(Comprando comigo você não paga frete e pode parcelar em até 3X, é só clicar no link do PagSeguro)


/




Nenhum comentário