X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo trilhas



X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo trilhas

 

Período: 29 a 30/04/14

Local: UNEB - Salvador

 

 

1. Chamada de trabalho

A chamada de trabalhos para o X Seminário será divulgada em listas de discussão relacionadas com a temática dos jogos eletrônicos, e nos sites do Seminário, da UNEB, do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais, Realidade Sintética, da Rede Brasileira de Jogos eletrônicos, entre outras.


2. Trabalhos Científicos

2.1 Os Trabalhos encaminhados para serem apresentados nos Grupos de Trabalho serão apresentados ao Conselho Científico do Seminário, preservando a identidade dos autores, garantindo assim, a lisura do processo de seleção de trabalhos.

2.2 Os trabalhos serão analisados considerando a relevância da temática tratada.

2.3 Cada Trabalho Científico deve ser direcionado para um dos Grupos de Trabalho. Serão aceitos trabalhos tanto teóricos quanto empíricos que estejam atrelado aos seguintes GTs e suas respectivas ementas.


GT 1 - Jogo eletrônicos e cultura

Games como um produto cultural que ressignifica as distintas concepções de cultura.  Significados construídos socialmente entre games e cultura. Games e sua relação com a educação, filosofia, psicologia, corpo, religião, gênero, entre outros temas.


GT 2 - Jogos eletrônicos e Computação

 

Desenvolvimento de jogos Digitais. Acessibilidade digital. Programação de Jogos. Realidade Virtual aumentada. Gamificação. Inteligência artificial aplicada a jogos. Hardwares adaptados. Desenho Universal.



GT 3 – Jogos eletrônicos e saúde

 

Exergames e aplicações  na reabilitação. Práticas de saúde e games. Reabilitação e Games. Conceitos, reflexões e práticas de saúde relacionadas aos games. Classificação Internacional de Incapacidade e Saúde, participação social e inclusão.


GT 4 –Jogos eletrônicos Arte & Design

 

Concepção de Arte e Design. Narrativas. Interação. Design de personagens. Estética, Game Play. Jogabilidade.

 

3.Submissão de Trabalhos Científicos:

3.1 Os pesquisadores que vem investigando os jogos eletrônicos e suas diferentes relações podem encaminhar trabalhos os GTs abaixo relacionados.

 


GT1 – Jogos eletrônicos e Cultura

-Filosofia

-Psicologia

-Educação

-Corpo

-Política

-Gênero

-Religião

-Indústria

 

GT2 – Jogos eletrônicos e Arte & Design

- Métodos e processos de Design,

- Narrativa,

- Imersão,

- Interatividade,

- Jogabilidade (game play),

- Design de personagens,

- Design de Experiências Interativas,

- Animação,

- Efeitos especiais,

- Interfaces,

- Áudio,

- Arte em Games.

 

GT3 – Jogos eletrônicos e computação

Acessibilidade em Jogos

- Arquiteturas Computacionais para Jogos Digitais

- Áudio em jogos

- Computação afetiva aplicada a Jogos

- Computação ubíqua aplicada a Jogos

- Inteligência artificial aplicada a Jogos

- Interfaces humano-computador para Jogos

- Jogos crossmedia

- Jogos em TV digital interativa

- Linguagens e técnicas de programação em Jogos

- Modelos e infraestrutura para jogos em rede

- Plataformas de Jogos

- Processamento gráfico

- Realidade virtual, aumentada e mista aplicadas a Jogos

- Sensores e interface com hardware

 

GT 4 – Jogos eletrônicos e Saúde

-       Exergames

-       Jogos digitais para fisioterapia

-       Jogos digitais para autistas


 

 

3.2 A submissão do trabalho deverá ser realizado até 31 de janeiro de 2014 através do sistema de envio de trabalhos acadêmicos Easychair. O sistema está disponível no link: https://www.easychair.org/conferences/?conf=sjeec2014.

3.3.  Identificação dos Trabalhos

3.3.1. Os nomes dos autores e o nome da instituição a que estiver vinculado (s) o (s) autor (es), qualquer informação que possa identificar os autores (nome de jogos, instituições parceiras, etc.) devem ser substituídos por [BLINDREVIEW]

3.3.2. No caso de aprovação do artigo, os autores deverão eliminar os BLINDREVIEW e substituir com os dados dos autores e outras referências.

3.4 Ao receber a carta de aceitação o trabalho deve ser reenviado para a comissão com as devidas correções dadas pelos pareceristas e acompanhado de um "Termo de Compromisso de Apresentação" nos seguintes termos: "Eu____ (nome completo do principal responsável pelo Trabalho) ____ autorizo, caso meu Trabalho____ (nome do Trabalho) ____, de autoria de ____ (nome de todos os autores) ____, seja aprovado pela Comissão Científica X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas, a publicação imediata nos anais do seminário e no site da instituição organizadora.

3.5 - Nota Importante: Trabalhos aprovados sem termo de compromisso não serão aceitos.

3.6 Os Trabalhos aprovados serão publicados nos anais e no site do seminário. 

4. Formatação do artigo

4.1. Os Trabalhos devem ter entre 9 (nove) a 10 (dez) laudas

4.2. Deve possuir no máximo 3 autores.

4.3. O template com as devidas formatações se contra disponível em http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario-jogos/2014/downloads/

  

 

 

5. Mostra de jogos eletrônicos

Durante o evento será realizada uma mostra de jogos eletrônicos na qual desenvolvedores terão a possibilidade de apresentar o seu game e socializar com a comunidade o processo de desenvolvimento. Nesta edição, a mostra terá uma categoria específica para os jogos desenvolvidos com enfoque na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.

5.1.  Para submissão dos games o desenvolvedor deverá enviar por o e-mail a ficha de inscrição, preencher e assinar o termo de consentimento (arquivo jpg ou pdf).

5.1.1 A ficha de inscrição e termo de consentimento estão disponíveis no site do evento em Downloads e que podem ser acessados através do link: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario-jogos/2014/downloads/

5.1.2 Na ficha de inscrição deverá ser informado o link de onde o game está armazenado (Drive, Dropbox, ou qualquer outro ambiente de armazenamento)

 5.1.3 O e-mail para submissão é games@comunidadesvirtuais.pro.br com cópia para jessenery@hotmail.com e assunto "SUBMISSÃO DE GAME - SJEEC 2014".

5.2. O prazo para submissão do jogo é até o dia 01/03/2014.

5.3. Os games serão analisados pela comissão de avaliação e a notificação dos selecionados ocorrerá a partir de 30/03/2014.

 

6. Cronograma

 

Data máxima para encaminhamento dos Papers: 31/01/14.

Data máxima para encaminhamento dos Games: 01/03/2014

 

Notificação de aceitação dos papers: A partir de 18/03/14.

Notificação de aceitação dos games: A partir de 30/03/14.

 

 


Nenhum comentário