Boa viagem Elydio!

Ontem perdemos um dos grandes investidores da pesquisa sobre quadrinhos. O Prof. Dr. Elydio dos Santos Netos, professor da UFPB, faleceu em decorrência da luta contra um câncer.

Quando percebi que o Prof. Elydio havia se tornado um produtor assíduo na temática Quadrinhos x Educação, não tutubiei em convidá-lo a fazer a abertura do II EncontroHQ em 2012 na UFPE. Mesmo eu tendo sinalizado que não teria recursos que cobrissem totalmente sua vinda, Elydio se mostrou altamente receptivo e colaborador, o que me deixou muito entusiasmado com sua participação.


Na pesquisa, além de seus estudos sobre Educação (no campo da Educação Transpessoal) e na interface Educação e Quadrinhos, inovou a produzir análises sobre, os então nominados, "Quadrinhos Poético-Filosóficos", fruto de suas pesquisas de pós-doutorado.

Infelizmente, o tempo não nos permitiu uma homenagem devida. Nós, junto a ASPAS - Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial, já havíamos acertado, durante nossa próxima reunião, em 2014, reconhecer publicamente seu trabalho através de uma homenagem. Não fomos céleres o suficiente, mas não nos esqueceremos de sua contribuição à história das pesquisas sobre quadrinhos no Brasil.

Boa viagem Elydio!

Um comentário

Natania A S Nogueira disse...

Elydio vai fazer muita falta, em todos sentidos. Pessoa amável, agradável e alegre. Era difícil não gostar dele, vai ser difícil não sentir sua falta.