Cursos Online de Sociologia

O IUPERJ elaborou uma lista com sites de universidades nacionais e internacionais em que é possível realizar cursos gratuitos, entre eles os chamados MOOC (Massive Open Online Course). 

 

·         Adeus, Weber - Univesp - Adeus, Weber é coordenado e apresentado pelo sociólogo Gabriel Cohn, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP e especialista na obra de Max Weber. O curso é centrado na apresentação da ideia primordial que permeia o pensamento de Max Weber e também do que ele considerava um verdadeiro alicerce, o poder como relação - não como atributo de alguém e sim como relação entre homens.

 

·         Fundamentos da Teoria Social Moderna (Yale University) - YouTube - iTunes Vídeo - iTunes Áudio - Site Oficial - Este curso oferece uma visão geral das principais obras do pensamento social desde o início da era moderna. A matéria está focada nos contextos sociais e intelectuais, quadros conceit uais e métodos, e contribuições para a análise social contemporânea.

 

·         Sociologia Global (Berkeley University) - YouTube

 

·         Introdução à Ciência da Não-Violência (Berkeley University) - YouTube - Site oficial - Esse curso oferece uma introdução à ciência da não-violência utilizando a visão e obra de Mahatma Gandhi.

 

·         Introdução à Sociologia - Parte 1 (New York University) - Site Oficial - Este curso oferece uma série de problemas e métodos usados por sociólogos para fazer uma introdução ao tema.

 

·         Introdução à Sociologia - Parte 2 (Berkeley University) - YouTube - iTunes Vídeo - iTunes Áudio - Site Oficial

 

·         A História da Teoria Social Ocidental (Cambridge University) - YouTube

 

·         A Invenção do Mundo Moderno (Cambridge University) - Quicktime Videos - Esse curso é baseado nas aulas do professor Alan Macfarlane, da Universidade de Cambridge. As aulas são lecionadas a partir de tópicos importantes sobre a invenção do mundo moderno.

 

·         A Sociologia das Relações Raciais (University of Massachusetts Amherst) - iTunes

 

·         Sociologia - FGV - A Sociologia trata da discussão contemporânea sobre o conhecimento sociológico, apresentando conceitos, temas e autores centrais na definição da Sociologia. O objetivo do curso é oferecer aos professores de ensino médio e demais profissionais que lidam com a Sociologia um instrumento atualizado de informação e aprendizagem.

 

·         Introdução à Antropologia Biológica (Berkeley University) - iTunes

 

·         Teoria dos Jogos nas Ciências Sociais - (UC Berkeley) - iTunes Vídeo - Videoaula sobre a teoria dos jogos nas ciências sociais por Yves Zenou.

Nenhum comentário