Giro Cultural: a São Paulo Modernista

GIRO CULTURAL: A USP E A SÃO PAULO MODERNISTA!*

* Roteiro dedicado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo à memória do arquiteto Oscar Niemeyer, que agregou, com genialidade, aos conceitos herdados de Le Corbusier, uma singular composição estética.

Gratuito, passeio inclui visitas ao Museu Paulista, à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Rua Maranhão e ao MAC do Parque Ibirapuera

Próximas saídas:
- 8 e 15/12/2012;
- 19 e 25/01/2013 (sexta-feira, excepcionalmente, por conta do aniversário da cidade de São Paulo)

Inscreva-se e garanta agora o seu lugar!

USP lança roteiro cultural sobre o modernismo na cidade de São Paulo

Estando em São Paulo, e para os que moram na cidade, inclua em seu roteiro de final de semana, aos sábados, o Giro Cultural "A USP e a São Paulo modernista".

Concebido e realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, trata-se do mais novo roteiro cultural da Universidade. O passeio destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do modernismo na cidade. O acesso é gratuito e às saídas acontecem sempre aos sábados, das 10h às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô, parando antes, na volta, na estação Ana Rosa. Para participar é preciso fazer inscrição no site: www.sinteseeventos.com.br/girocultural.

O roteiro é uma oportunidade para que a população conheça o patrimônio histórico e cultural da USP, com pontos de parada em três órgãos da Universidade: o Museu Paulista, no bairro do Ipiranga; o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Rua Maranhão, no bairro de Higienópolis, um casarão art nouveau do início do século XX que pertenceu à família Penteado e o Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque Ibirapuera, construído na mesma época que a Cidade Universitária, na década de 1960.

O percurso é feito de ônibus, que passa também pelos casarões da Rua Bom Pastor, no Ipiranga, e pelo centro da cidade, onde os visitantes podem observar algumas edificações modernistas, como os edifícios Montreal (1954), Eiffel (1956) e Copan (1966), projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Durante parte do trajeto, são tocadas músicas de Villa-Lobos e outros expoentes do modernismo brasileiro, selecionadas pelo crítico musical e de artes e professor do Departamento de Filosofia da USP, Lorenzo Mammí.

Uma equipe de mediadores especialmente formada no conteúdo do passeio, e composta por historiadores, artistas plásticos e arquitetos, além de um Guia Embratur, acompanha todo roteiro, que procura oferecer aos visitantes um olhar distinto sobre a implantação do modernismo na cidade, em suas múltiplas dimensões (arquitetônica, urbanística, econômica, sociocultural e política), evidenciando a passagem do século XIX até o ápice da consolidação do projeto modernista na cidade de São Paulo, nos anos 1950.

Sobre o Giro Cultural USP

O GIRO CULTURAL USP é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, criado com o objetivo de estimular a divulgação da grande riqueza do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural – material e imaterial – da USP. As visitas são gratuitas e realizadas por monitores treinados com conteúdo preparado por docentes da Universidade de São Paulo. A USP e a São Paulo Modernista é o primeiro roteiro do GIRO CULTURAL USP realizado fora da Cidade Universitária.

Próximas saídas:
- 8 e 15/12/2012;
- 19 e 25/01/2013 (sexta-feira, excepcionalmente, por conta do aniversário da cidade de São Paulo)

Inscreva-se e garanta agora o seu lugar!

Nenhum comentário