Educação Sexual em Quadrinhos


Gibis integram projeto de orientação sobre sexualidade para jovens

Histórias em quadrinhos apresentam Educação em Sexualidade para estudantes do interior de Alagoas
Os gibis abordam temas variados na área de sexualidade dos adolescentes
Os gibis abordam temas variados na área de sexualidade dos adolescentes
Diana Monteiro - jornalista
A elaboração de uma série de histórias em quadrinhos direcionadas a jovens de 12 a 16 anos de escolas públicas do interior do Estado enfocando a temática educação em sexualidade é a proposta apresentada pelos integrantes do projeto Educação e Saúde, coordenado pela professora Ruth França Cizino da Trindade, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Universidade Federal de Alagoas. O projeto é destinado a professores da disciplina Ciências, teve início em 2011 em Traipú e neste sábado, dia 29, as ações terão continuidade nos municípios de Palmeiras dos Índios e Penedo.
Considerada como ferramenta pedagógica inovadora para o processo de ensino e aprendizado na área de Educação em Sexualidade, a criação de histórias em quadrinhos como objeto de tecnologia com foco nessa temática, foi apresentada recentemente em Salvador, no 1º Encontro Nordeste de Comunicação e Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
“Os estudantes já estão familiarizados com os quadrinhos e para transmitir o conteúdo pensado de maneira mais lúdica e acessível tivemos a ideia dos gibis que foi inclusive muito bem aceita”, frisou a coordenadora. Os gibis consistem numa das atividades do projeto Educação e Saúde, e a Universidade Federal se destacou no evento regional, por ser a única instituição a enviar um projeto com essa vertente.
O projeto Educação e Saúde integra o Programa Novos Talentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), composto de dois treinamentos com 80 horas presenciais e 40 não presenciais. Tem como público - alvo professoras de escolas públicas onde se registra baixo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica(Ideb).
Os gibis são compostos por quatro volumes e enfoca os seguintes temas e títulos: “Puberdade: Algo acontece comigo”; “Fecundação: Meu corpo pode gerar uma vida?”; “Iniciação Sexual: Já estou pronto para iniciar minha vida sexual?”; e “Métodos Contraceptivos: Sou jovem e ainda não quero gerar uma vida!”.
“Os gibis já estão prontos para publicação e encaminharemos à Editora da Universidade Federal de Alagoas, para avaliação e distribuição e assim consiga atingir um número maior de adolescentes. Os gibis ainda serão disponibilizados on-line para que se obtenha um alcance maior de divulgação”, informou a professora.
A equipe do projeto Educação e Saúde, sob a coordenação da professora Ruth Trindade, é composta por Andreia Silva Ferreira, Lorena Sampaio Almeida (graduandas em enfermagem) e as mestrandas  Clesiane Monise Vital de França e Caroline Brito Feliciano., além do professor  Carlos Arthur de Almeida, do curso de Farmácia.
Novos Talentos
O projeto Educação e Saúde do Programa Novos Talentos envolve a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e conta com a participação, em outras atividades, da Faculdade de Nutrição (Fanut) e da Faculdade de Medicina (Famed).
A Ufal também foi contemplada pelo programa federal nas áreas de Matemática, Química e Educação, sob a coordenação e promoção de ações de suas respectivas unidades de ensino. O encontro dos participantes de todas as áreas do Programa dos Novos Talentos será em Maceió, no mês de dezembro, durante a realização de seminário.
Imagens 
Postagem reproduzida 
integralmente. VERSÃO ORIGINAL aqui







Postagem reproduzida 
integralmente. VERSÃO ORIGINAL aqui

Nenhum comentário