Prêmio Cultura de Paz de Histórias em Quadrinhos

O projeto Rede Digital pela Paz da Polícia Judiciária Civil em parceria com a Secretaria de Estado de Educação abriu inscrições ao Prêmio ‘Cultura de Paz de História em Quadrinhos 2012’. O prêmio tem como objetivo a identificação de atos violentos vivenciados dentro da escola por alunos participantes do projeto.

As inscrições estão abertas no período de 21 de setembro a 16 de novembro de 2012 através do site www.rededigitalpelapaz.mt.gov.br.

Poderão concorrer ao prêmio alunos do ensino médio das três escolas contempladas pelo projeto (Escola Estadual João Panarotto,  Escola Estadual Dione Augusta, e Escola Estadual Rodolfo Augusto.

Com o tema ‘Resolução de Conflitos na Escola’ os alunos poderão trabalhar com sete frentes encontradas na biblioteca do site para montar a história. São eles: Violência Doméstica; Drogas Lícitas e Ilícitas; Violência e Escolas; Exploração e Abuso Sexual Infantil; Crimes Cibernéticos; Cultura Digital e Violação aos Direitos Humanos.

Para compor a história em quadrinho, alunos e professores deverão identificar atos violentos que ocorrem dentro do ambiente escolar e partir de um diagnóstico estabelecer soluções pacíficas para os problemas levantados. O objetivo é solucionar conflitos utilizando diálogo, comunicação não violenta, mediação, negociação e outros meios que não utilizem violência.

Cada escola poderá formar grupos de até cinco alunos juntamente com um ou mais professores responsáveis pela orientação, produção e correção do material. A história em quadrinho deverá ser inédita e integralmente produzida por alunos e seus orientadores.

A equipe da Rede Digital realizará palestras nas escolas e fornecerá informações que auxiliarão os alunos a refletirem sobre o tema. O objetivo é fornecer subsídios para que os alunos possam colaborar com os problemas de violência apontados dentro da escola.

Os trabalhos inscritos deverão contar com um professor da escola que será responsável, não só pela correção, como pelo envio do material para a Rede Digital pela Paz. Os professores serão os orientadores do projeto e os alunos, os autores.

Os trabalhos de destaque serão publicados na categoria melhor prática para resolução de conflitos na escola. Os materiais de aprendizagem produzidos pelos alunos serão também selecionados e publicados no site do projeto.

As histórias em quadrinho escolhidas do Prêmio Cultura de Paz de História em Quadrinhos 2012 vão compor um gibi que será publicado por meio digital e impresso. O material deverá estar de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais leis brasileiras.

reproduzido integralmente do "Redação 24horas"

Nenhum comentário